DIU – Dispositivo Intrauterino com Introdução Guiada por Ultrassonografia

O que são Dispositivos Intrauterinos

Os dispositivos intrauterinos, mais conhecidos pela sigla DIU, são métodos contraceptivos altamente seguros e eficazes para prevenção da gravidez

Estudos mostram que, em 5 anos de uso, sua taxa de sucesso é de 99,3%, mais elevada do que a maioria dos outros métodos anticoncepcionais reversíveis, incluindo a pílula e o preservativo masculino, e comparando-se à ligadura tubária, em termos de eficácia.

Constituem excelente alternativa de contracepção para mulheres que têm contraindicação ou não se adaptam ao uso de hormônios combinados. Além disso, podem ser utilizados para o controle de condições clínicas como o sangramento uterino anormal

 

Tipos e Contra Indicações

diu-models-hExistem dois tipos de dispositivos intrauterinos no mercado: um deles, chamado DIU de cobre, consiste em uma haste em forma de T, envolta por um f o de cobre, que tem efeito exclusivo no ambiente interno do útero, impedindo a fecundação.

O segundo, também denominado sistema intrauterino de longa duração (SIU), age basicamente pela liberação contínua de progesterona, hormônio que evita a concepção por diversos mecanismos.

Existem poucas situações em que o método não é indicado, destacando-se pacientes com alterações anatômicas do útero, portadoras de câncer uterino, sangramento ginecológico de origem não esclarecida, infecção genital ativa e gravidez suspeita ou confirmada. O DIU medicado (ou SIU) também está contraindicado para mulheres com câncer de mama ou com doenças hepáticas.

 

Vantagem

diu-ilustraA grande vantagem do método é sua longa duração: 10 anos para o DIU de cobre, e 5 anos para o DIU medicado com progesterona, sendo o efeito de ambos revertido imediatamente após sua retirada, independentemente do tempo de uso. Além disso, ambos são bem tolerados. Os poucos efeitos colaterais relatados geralmente estão relacionados a alterações do fluxo menstrual.

O DIU de cobre provavelmente não irá alterar a frequência das menstruações, porém poderá causar aumento do fluxo e das cólicas menstruais no primeiro trimestre de uso. Por sua vez, o SIU frequentemente reduz a intensidade e duração das menstruações. Após 6 meses de uso, mais de 40% das pacientes entram em amenorreia.

 

Procedimento Metodológico

O DIU deve ser implantado dentro do útero por ginecologista habilitado, através do colo uterino. O procedimento é simples, rápido e dispensa internação ou uso de medicação anestésica, na maior parte dos casos. Durante e após a introdução, pode haver desconforto abdominal e cólicas decorrentes da manipulação uterina, mas esses sintomas são facilmente sanados com a utilização de analgésicos comuns.

A ultrassonografia pélvica é atualmente o método padrão para avaliação do posicionamento do DIU.

 

Introdução do Dispositivo Guiada por Ultrassonografia: Um Diferencial Pró-Imagem.

ultrassonografiaO grande diferencial que a clínica PRÓ-IMAGEM traz ao mercado, é a introdução do dispositivo guiada por ultrassonografia, aumentando a segurança do procedimento, reduzindo consideravelmente o risco de perfuração uterina e garantindo que o dispositivo seja colocado na posição adequada. Oferecemos profissionais capacitados e comprometidos com a sua saúde, além de assegurarmos a introdução do seu método de forma criteriosa e apropriada!

Informe-se com seu ginecologista e nos procure para agendar seu procedimento

 

Orientações para procedimento:

Condições:

  • Estar menstruada (qualquer dia da menstruação) ou trazer exame de HCG negativo realizado no máximo a 5 dias antes da colocação do DIU.
  • Trazer exame de citologia oncótica (papanicolau) sem alterações, realizado há 6 (seis) meses ou menos.
  • Se a cliente já for usuária do DIU e quiser trocá-lo, o procedimento não terá custo adicional e será realizado no mesmo horário agendado. A cliente deve trazer o novo DIU, o encaminhamento médico e um exame de Papanicolau recente (realizado até 6 meses antes)

Instruções:

  • Trazer o DIU de cobre ou Mirena, conforme indicação médica anterior.
  • Procedimento realizado por ginecologista e médico ultrassonografista.
  • Chegar 30 minutos antes do horário agendado. Caso não se respeite o horário solicitado para a chegada o procedimento poderá não ser realizado.
  • É obrigatória a apresentação da carteira de identidade oficial da cliente.
  • Trazer exames anteriores (ultrassonografias).
  • Obrigatório encaminhamento médico (ginecologista)

Unidade I

Av. João Pinheiro, 847, Centro
Uberlândia - MG

Horário de atendimento

Segunda-feira 06:45 – 17:30

Terça-feira 06:45 – 17:30

Quarta-feira 06:45 – 17:30

Quinta-feira 06:45 – 17:30

Sexta-feira 06:45 – 17:30

(34) 3230 5900

Unidade II

Rua Quintino Bocaiuva, 254, Centro
Uberlândia - MG

Horário de atendimento

Segunda-feira 06:45 – 20:00

Terça-feira 06:45 – 20:00

Quarta-feira 06:45 – 20:00

Quinta-feira 06:45 – 20:00

Sexta-feira 06:45 – 20:00

Sábado 06:45 – 13:00

(34) 3230 5900

Estacionamentos conveniados:

JR ESTACIONAMENTO – RUA QUINTINO BOCAIÚVA, 189
ESTACIONAMENTO NELSON – RUA QUINTINO BOCAIÚVA, 352
JOÃO PINHERO ESTACIONAMENTO – AVENIDA JOÃO PINHEIRO, 777
(E) ESTACIONE – AVENIDA JOÃO PINHEIRO, 923

Back to Top